quarta-feira, 15 de junho de 2011

Expansão Marítima Europeia - Resumo


REIS FORTES, BURGUESIA RICA, NAVIOS AO MAR

A expansão marítimo-comercial europeia, iniciada no século XV, resultou das transformações pelas quais a Europa atravessava, provocadas pela crise feudal e pelo advento do capitalismo. A Ásia foi o primeiro alvo das expedições, porém quase todas as rotas comerciais do Oriente existentes até então encontravam-se controladas pelos mercadores mulçumanos e italianos; a situação se agravou quando os turcos otomanos, mulçumanos, tomaram Constantinopla, em 1453, e fecharam aquele caminho de passagem para o comércio oriental. Portanto, era preciso romper esse monopólio encontrando outros caminhos possíveis entre a Europa e a Ásia.
A ampliação dos mercados, no entanto, só se concretizaria se fosse resolvida a crise financeira decorrente da escassez de metais, que provocou a redução da oferta de moedas e, ao mesmo tempo, contribuiu para impulsionar os Estados europeus rumo aos projetos expansionistas.
O apoio dos Estados nacionais modernos e a aliança entre o rei e a burguesia foram os principais responsáveis pela expansão marítima, pois somente um Estado centralizado conseguiria arrecadar e encontrar recursos necessários para concretizar o projeto expansionista. Isso foi feito, principalmente, por meio de arrecadação de impostos, pagos pela burguesia, que dispunha de recursos para investir nas empresas marítimas.
Portugal foi o primeiro país a reunir condições necessárias para se lançar ao mar: tinha um Estado centralizado e uma burguesia mercantil forte e disposta a investir na expansão.
Enquanto se desenrolava a expansão portuguesa, os reis católicos Fernando e Isabel, após organizarem o Estado nacional espanhol, investiram no projeto do genovês Cristóvão Colombo, que, pretendendo chegar a Ásia navegando em linha reta de Sevilha para o Ocidente, encontrou casualmente a América. Colombo chegou às Antilhas em 1492 e ainda fez outras três viagens à América, sempre acreditando estar em algum ponto da Ásia.
Em 1519, o português Fernão de Magalhães, trabalhando para a Espanha, iniciou a primeira viagem de circum-navegação da Terra.
Ao contrário dos portugueses (que permaneceriam explorando o litoral das terras que conquistavam), os espanhóis adentraram nas terras americanas, em busca de riquezas.
A corrida expansionista entre Portugal e Espanha resultou em um conflito diplomático pela posse das terras descobertas pelas duas potências. O impasse foi solucionado com o Tratado de Tordesilhas (de 1494), segundo o qual as terras encontradas seriam divididas por uma linha imaginária traçada a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, sendo portuguesas todas as terras descobertas ou por descobrir que estivessem a leste da linha; à Espanha, caberiam todas as terras a oeste da demarcação.
Em 1498, Vasco da Gama, em nome da Coroa portuguesa, atingiu com sua frota o porto de Calicute, na Índia, contornando a costa da África.



CONSEQUÊNCIAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA

As mais importantes consequências as expansão foram:
• O acirramento das disputas entre as potências expansionistas, principalmente depois da assinatura do Tratado de Tordesilhas;
• O deslocamento do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico, a valorização do capital comercial e da posse de metais e moedas e a acumulação de capitais na mão da burguesia europeia;
• A revolução comercial, que consistiu no fantástico crescimento da atividade comercial em todo o mundo;
• A revolução dos preços, isto é, uma alta generalizada dos preços, provocada pela grande quantidade de ouro e prata vindos da América espanhola;
• A cristianização do mundo pela ação catequizadora de missionários católicos (principalmente dos jesuítas) e pela chegada de protestantes à América do Norte;
• A montagem de estruturas e sistemas coloniais nas áreas conquistadas, a desarticulação cultural dos povos conquistados e modos de produção e pilhagem e saques de riquezas.

11 comentários:

  1. Adorei o texto, mas acho que faltou, por exemplo, sobre ESMERALDO,que era o que eu estava procurando. Infelismente, terei que procurar em outro site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite o espírito de pesquisa e estude um pouco de português.

      Excluir
    2. Aproveite o espírito de pesquisa e estude um pouco de português.

      Excluir
  2. Também gostei. se fosse um resumo menor faltaria algumas coisas importante. obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. acho que meu professorvai gosta

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá boa tarde gostaria de saber.As condições da expansão marítima europeia

    ResponderExcluir